
Quais os Documentos Necessários para a realização de um Certificado Energético?
Documentos Necessários




Clique para ver os exemplos
Para a realização de um Certificado Energético são necessários alguns documentos que permitem não só identificar o imóvel nas entidades nacionais, mas também permitem ao Perito Qualificado determinar com exatidão quais a soluções construtivas realizadas, os materiais aplicados e suas características, a eficiência dos sistemas técnicos instalados, entre outras.
Como documentos essenciais podemos destacar a Caderneta Predial Urbana e a Certidão da Conservatória do Registo Predial, ambos atualizados.
No caso da Caderneta Predial Urbana, esta pode ser adquirida junto de um dos Serviços das Finanças ou através da Consulta de Documentos no Portal das Finanças Online.
A Certidão da Conservatória do Registo Predial deve ser adquirida numa Conservatória do Registo Predial, ou através da solicitação de um código de acesso ao documento online no Registo Predial Online.
Para a realização da Visita de Peritagem ao imóvel será necessário um cópia da Planta dos Pisos do Imóvel, bem como da Planta da Cobertura caso exista.
Relembramos que em alguns edifícios que apresentam alguma idade, poderá dar-se o caso da não existência dessas mesmas plantas, como tal, será realizado um esboço no local por parte do Perito Qualificado.
Enquanto documentação técnica, deverá ser apresentada, quando aplicável, a Ficha Técnica da Habitação (FTH) ou o Projeto de Comportamento Térmico, para que seja possível a consideração da aplicação dos isolamentos térmicos e técnicas construtivas referidas nos documentos. A consideração da existência de isolamentos térmicos resulta geralmente numa Classe Energética superior.
Por fim, mas não menos importante, deverá ser apresentada sempre que possível toda a documentação relativa ao Sistemas Técnicos instalados, de modo a permitir ao Perito Qualificado a consideração exata da eficiência dos mesmos.